
Metodologia
e Conteúdo
Como é minha metodologia
ENSINO ADAPTADO ÀS PREFERÊNCIAS DE CADA ALUNO
1 - Porque você quer aprender esse instrumento?
Na primeira aula converso com meus alunos para entender suas expectativas a respeito do instrumento (lazer, formação acadêmica, tocar determinada música, alcançar determinado nível, etc.)
2 - Que tipo de música você ouve e gostaria de tocar?
Peço aos meus alunos que me contem um pouco sobre o que ouvem no dia a dia e o que gostariam de tocar com o instrumento. Que estilos, artistas e músicas mais gosta e também saber se são essas músicas que o aluno escuta em seu dia a dia.
3 - Distribuição e aplicação do conteúdo prático.
Sabendo as particularidades do aluno, os conteúdos são organizados em etapas que facilitarão o aprendizado o do aluno até desenvolver todas as habilidades necessários para ter a fluência desejada.
4 - Rotina de estudos.
Para que o aluno tenha um desenvolvimento proporcional ao volume de conteúdo passado, a cada aula ou grupo de aulas, são dados exercícios que deverão ser praticados em casa entre uma semana e outra. Alunos que não possuem o instrumento para prática podem evoluir também, porém, o ritmo tende a ser mais lento, pois o contato e a "transpiração junto ao instrumento são essenciais para a evolução.
5 - Redirecionamento
Caso o aluno tenha dificuldade muito alta em algum conteúdo proposto, há sempre outras maneiras de treino e compreensão que serão utilizadas como tentativa de superar o obstáculo, incluindo a mudança momentânea de assunto.
Conteúdos
ASSUNTOS ESSENCIAIS
ESCALAS - das mais simples às mais exóticas, as escalas são conteúdos essenciais para o conhecimento melódico do instrumento e evolução técnica.
ACORDES - montagem de acordes triádicos, tétrades e acordes com tensões variadas é um conhecimento que rege grande parte do raciocínio teórico por traz de qualquer música.
REPERTÓRIO (MÚSICAS) - busco direcionar o aprendizado do aluno para que ele obtenha as habilidades suficientes para tocar músicas de sua preferência ou músicas que vão integrar um conjunto de canções necessários para formação de um repertório desejado por ele ou pela necessidade que ele busca suprir.
ARPEJOS - conhecer o cruzamento entre as partes melódicas e harmônicas é uma das formas que considero mais eficazes de aproveitar todo o conhecimento técnico do aluno de forma musical.
NOÇÕES DE TEORIA - busco ensinar os principais recursos teóricos para que o aluno possa registrar e reproduzir ideias musicais, independente do estilo.
RÍTMICA - a execução musical depende de vários aspectos como harmonia, melodia, altura, intensidade e rítmica. Muitas vezes é necessário até mesmo focar somente na rítmica antes de executar conteúdos específicos no instrumento.
COORDENAÇÃO MOTORA - através do treino frequente direcionado, é possível desenvolver a memória muscular, que fará com que cada assunto aprendido seja um facilitador para o assunto que virá em seguida.
TÉCNICA - agilidade e precisão são resultantes de qulaquer tipo de prática, mas existem treinos específicos que procuro utilizar para desenvolver habilidades onde o aluno possa apresentar dificuldades.